Entenda um pouco sobre Quimioterapia

Entenda um pouco sobre Quimioterapia

Muito frequentemente os pacientes com diagnóstico recente de Câncer deparam-se com várias dúvidas sobre o tratamento, selecionei algumas perguntas que eu escuto frequentemente:

  1. Minha quimioterapia é “da vermelha ou da branca”?

R: Não se classifica quimioterapia pela cor, e sim pelo seu caráter : intuito curativo ou paliativo. Ainda que existam diversas cores de quimioterapia , a cor em nada tem a ver com a potência ou toxicidade da quimioterapia.

2. A minha quimioterápia realizada em Guarapuava é a mesma se eu realizar em outra cidade?

R: As quimioterapias são realizadas de acordo com protocolos de estudos clínicos, portanto o esquema realizado inclui doses idênticas ao realizados em grandes centros, assim como a qualidade dos medicamentos que trabalhamos.

3. Vai cair meu cabelo?

R: Nem todo esquema de quimioterapia cai o cabelo, a queda também não esta relacionado a eficácia ou potencia do tratamento. Para esquemas de quimioterapia que causam alopécia ( queda de cabelo) , dispomos de Touca Térmica em nosso serviço.  Tal aparelho promove um resfriamento do couro cabeludo, causando uma menor concentração de quimioterápico  nessa região, reduzindo assim substancialmente a perda de cabelo .

4. Como é aplicado a quimioterapia? Posso voltar para casa dirigindo?

R: A quimioterapia pode ser através de comprimidos, via intravenosa, via subcutânea e até mesmo via Intravesical ( pela bexiga) em alguns casos. A melhor via assim como a peridiciosidade será explicado pelo seu médico, existem aplicações que são realizadas em questão de minutos assim como esquemas que são aplicados em vários dias continuamente.  Ainda que sejam raros sintomas imediatamente após a aplicação recomendo de maneira geral que o paciente sempre venha acompanhado por questão de segurança .

5. A minha vizinha teve o mesmo tipo de câncer que o meu , e teve muita reação ao tratamento, comigo será igual.

R: Dificilmente 2 pessoas conhecidas apresentarão a mesma doença em mesmo estágio, com mesmo comportamento e mesma biologia tumoral e molecular. Por isso o tratamento deverá ser totalmente individualizado pelo seu médico, levando em consideração diversos fatores além da doença tais como comorbidades do paciente, efeitos colaterais e posologia.  Ainda que 2 pacientes facam esquemas semelhantes na pratica cada organismo reage de maneira diferente ao tratamento, por isso importante ter sempre por perto o seu Oncologista para avaliação periódica .

 

Por fim cuidado com informações compartilhadas por pessoas leigas , assim como conteúdos que são vinculados na internet e redes sociais, sempre procure um profissional da área para esclarecer suas dúvidas.

Um grande abraço a todos.

Dr. Diogo Gavarrete

 

 

Comentários